(47) 3326-3711 [email protected]
É um moderno exame para avaliar a Doença do Refluxo gastro-esofágico. É um método superior a pHmetria convencional pois pode diferenciar o tipo de refluxo que ocorre no paciente: ácido, não ácido e/ou gasoso. Além disto é avalia as condições da capacidade do esôfago de esvaziar o conteúdo refluído e as condições de condutibilidade das paredes do esôfago, que são muito importantes na escolha das opções terapêuticas de cada caso.
Este exame está indicado:
1. Investigação de pacientes com sintomas atípicos de refluxo (tosse, pigarro, rouquidão, dor torácica)
2. Pacientes pré-operatório de cirurgia de refluxo e bariátrica.
3. Pacientes que não respondem ao uso de medicações convencionais para tratar o refluxo.
Nosso exame é realizado com localização do esfíncter através de manometria esofágica para o correto posicionamento da sonda, pois muitos exames de pHmetria convencional não utilizam esta metodologia o que pode gerar uma porcentagem de até 30% de exames falso positivos para refluxo.
Como é feito o exame?
Trata-se de uma sonda que contém eletrodos especiais capazes de detectar o tipo de refluxo (liquido, gasoso ou misto) . Esta sonda é posicionada no esôfago através da narina, e conectada a um aparelho na cintura do paciente, que ficará registrando os eventos durante 24 horas.
Aplica-se gel anestésico na narina que estiver mais desobstruída e na orofaringe e pede-se para que o paciente inspire o gel, com objetivo de lubrificar o trajeto a ser percorrido pela sonda. Este procedimento pode trazer um certo desconforto ao paciente, no entanto, habitualmente é indolor. É realizado com paciência e cuidado, procurando minimizar ao máximo o desconforto do paciente.
O paciente poderá alimentar-se, dirigir, trabalhar, enfim voltar às suas atividades habituais. Caso o paciente não se sinta apto para trabalhar, fornecemos um atestado para o dia.
Será solicitado ao paciente preencher um diário, no qual ele deverá registrar os horários das refeições, os períodos em que permanecer deitado e o horário e tipo de sintomas que ocorrerem durante o dia. Fornecemos também um telefone de contato para qualquer dúvida do paciente.
O paciente retornará na manhã do dia seguinte para retirada do cateter, que é feita de forma rápida e indolor.
Após retirada do cateter o exame é transferido a um computador. Através da análise dos dados do diário e do gráfico da monitorização é elaborado o laudo onde são fornecidos os parâmetros de normalidade, os possíveis fatores de interferência e a interpretação dos dados obtidos.
Abaixo temos um exemplo do registro de dois episódios de refluxo registrados pelo aparelho.
VOLTAR
Baviera Office
Rua Nereu Ramos, 165
- Sala 501
Centro - Blumenau / SC
Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta | 07h30 às 18h00
Copyright © 2021 - GASTROBLU - Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva | Desenvolvimento RB Creative